terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quiabo


O caipira que veio da África

O quiabo é uma hortaliça pertencente à família Malvácea. Pode ter sido originário da África ou da Ásia, sendo introduzido no Brasil pelos escravos. O fruto do quiabeiro é uma boa fonte de vitaminas, em especial as vitaminas A, C e B1, além de fornecer cálcio.


Como comprar
O quiabo é uma hortaliça de clima quente, com a maior oferta e os menores preços ocorrendo de janeiro a maio. Para verificar a qualidade dos quiabos não é preciso quebrá-los. Os frutos devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Frutos acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros. Frutos manuseados sem o devido cuidado tornam-se escuros rapidamente.


Como preparar:pique ele pela metade tirando as pontinhas e cabinho ,e refogue,mas lave e o seque antes de tudo ,leve pra refogar em pouco óleo, e n coloque nem limão nem vinagre e n tampe, só salgue e coloque uma pimentinha e o segredo é n ficar mexendo ,de vez em qdo vire-o,ficará verdinho e sem baba, assim q minha mãe me ensinou e fica divino..(fonte de pesquisa Embrapa.br)

2 comentários:

  1. Angela eu adoro quiabo bem fritinho!!! Minha mãe faz que é uma maravilha!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro quiabo gelado acredita?Rs...
    E em conserva também é tudo de bom!
    Beijos

    ResponderExcluir

Se quizer comentar ,agradeço e volte sempre!!!